terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Documentário - "Lixo Extraordinário"

O documentário “Lixo extraordinário” (“Waste land”) acaba de ganhar dois prêmios no Festival de Cinema de Berlim (a Berlinale): um de audiência e outro da organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI).


Com direção conjunta dos cineastas João Jardim e Karen Harley e da documentarista inglesa Lucy Walker, e produção executiva de Fernando Meirelles, “Lixo Extraordinário” foi filmado entre os anos de 2007 e 2009 e mostra trajetória do lixo dispensado no maior aterro sanitário da América Latina, em Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para exposições internacionais.
Vik Muniz fotografou as pessoas que ganham a vida catando materiais recicláveis e com a ajuda delas criou versões gigantescas de pinturas famosas, como “JL David A Morte de Marat”, JF Millet “O Semeador”, P. Picasso ‘s “Mulheres engomar” ou Atlas Il Guercino’s “.
As fotos resultaram na série “Imagens do Lixo” (2008) e a maior parte da dinheiro arrecadação com o leilão das obras foi revertido para a cooperativa de catadores do Jardim Gramacho, onde fica o aterro.

                                             Marat (Sebastião) foi leiloada por mais de R$ 77 mil

- Espero ver esse documentário, já vi algumas coisas na tv sobre ele, parece ser muito bom! 
- Vik Muniz fez a abertura de ' Passione ' novela da globo. 
- fonte (Babel das Artes)

2 comentários:

  1. parece-me q a arte vai ser a sauvação do mundo.....nada melhor do q ocupar um pouco do nosso tempo produzindo arte com aquilo q poderia destruir o nosso ambinte....vamos se ligar né juventude..!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog. parabéns. espero sua visita. valeu.

    ResponderExcluir