segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia 31 de Outubro é o Dia D, o dia de Drummond, part° 4



Além de poeta e jornalista, Carlos Drummond de Andrade foi um exímio contista e cronista. Seu legado conta com mais de 70 livros, trabalhos em quase 20 jornais e revistas e a participação em 11 obras de outros escritores. Sem dúvida, era um apaixonado pela língua e pela escrita. Muitos literatos inclusive afirmam que Drummond não conseguia parar de produzir, obcecadamente.
Porém, engana-se quem pensa que Drummond não era também um leitor de mão cheia. Pedro Drummond, neto do escritor, conta que o avô era uma espécie de arquivista nato e a prova disso é o Dicionário de Pseudônimos Brasileiros, datilografado por Carlos Drummond de Andrade e fruto de sua experiência com a literatura. Na obra, ele associa os nomes verdadeiros, os pseudônimos e os veículos em que eram publicados. E ainda separados em ordem alfabética.
O livro está em exposição na Biblioteca Nacional e os visitantes podem encontrar assinaturas curiosas como a de d. Pedro I em uma carta no Diário do Governo, em 1823: “Anglo-maníaco, e por isso o Constitucional puro”; Gonçalves Dias, em artigos no Correio Mercantil, em 1849: “O gnomo”; ou de José de Alencar, no texto A corte do leão, escrito em 1867: “Um asno”.

Saiba mais

Conhecer a vida e entender qual era o cenário que um autor estava inserido é fundamental para a compreensão dos conteúdos e dos movimentos literários. Sabendo disso, a Editora Moderna se preocupou em criar a coleção Mestres da Literatura e selecionar autores de destaque para criar essas biografias dos nossos maiores gênios.

Carlos Drummond de Andrade – Mestres da literatura





Autor: Antonieta Cunha
Indicação: 6º Ano (EF2), 7º Ano (EF2), 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2)
Tema transversal: Pluralidade Cultural
Formato: 20,50 X 24,00
Número de páginas: 72

(fonte:redes.moderna.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário