segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia 31 de Outubro é o Dia D, o dia de Drummond

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
(Carlos Drummond de Andrade)





O trecho acima é a primeira estrofe de “Poema de Sete Faces”, primeiro poema do livro“Alguma Poesia”, que reúne poemas de Carlos Drummond de Andrade. Esta foi a forma que o autor encontrou de explicar o que é o fazer poético. Como a poesia é o canal de comunicação entre o ser ‘perturbado’ que é o poeta e a realidade. Exatamente por essa visão detalhista e direta que Drummond é consagrado como o maior poeta brasileiro de todos os tempos. Há anos, em 17 de agosto de 1987, perdíamos o nosso mestre da da poesia, aos 84 anos, vítima de uma insuficiência respiratória.
O mineiro de Itabira nasceu em 31 de outubro de 1902 e estudou em colégios jesuítas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. Desde pequeno seus dotes questionadores e de grande inquietação eram evidentes aos professores. Conta-se que o pequeno Drummond foi expulso do Colégio Anchieta (Nova Friburgo – RJ) por insubordinação mental. Aos 19 anos, já de volta a Belo Horizonte, ele começa a escrever para o Diário de Minas e se relacionar com alguns escritores que apostavam nas ideias modernistas, incentivadas e propostas por Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia.


Paralelo à vida de escritor e jornalista, Drummond se formou em Farmácia em 1925, mas nunca teve muito interesse pela profissão. De fato, ele já havia se apaixonado pelo eterno mundo das letras. Convicto das concepções modernistas, Carlos Drummond de Andrade e outros escritores modernistas fundam A Revista, publicação fundamental para a divulgação do movimento na região.
O contato com os modernistas de São Paulo garantiu a Drummond a publicação de um dos seus mais famosos poemas na Revista de Antropofagia, em 1928. O poema causou um grande furor por conta da simplicidade e da colocação das palavras que mudadas de ordem, mudavam o sentido do texto.


Em 1930, publica sua primeira obra poética “Alguma Poesia” e o poema Sentimental é declamado durante a conferência “Poesia Moderníssima do Brasil”, realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal. A poesia brasileira e a figura de Drummond estavam cruzando fronteiras e ganhando projeções mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário